quinta-feira, 11 de abril de 2013

Seara visita comunidade quilombola e revitaliza acervo bibliotecário


Após trabalho de revitalização de acervo de arcas implantadas em comunidades da agricultura familiar de municípios do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), por meio do Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, inicia distribuição de livros em comunidades quilombolas e indígenas. O trabalho teve início ontem (10), e segue até o fim da próxima semana.

A visita teve início pela comunidade quilombola de Capoeiras, formada 150 famílias, localizada no município de Macaíba, e seguirá pelas comunidades Gameleira Quilombola (São Tomé); Pega, Sobrado e Arrojado (Portalegre); Jatobá (Patú) e Saco dos Pereiros (Acarí).

Segundo o titular da Seara, Rodrigo Fernandes, após passar pelas comunidades quilombolas, a equipe da Arca das Letras, visitará comunidades indígenas de João Câmara (Amarelão) e Conguaretama (Katu). “Dessa forma, concluiremos o trabalho de revitalização dos acervos das bibliotecas indígenas e quilombolas”, concluiu o secretário.

De acordo com a coordenação do programa Arca das Letras, os kits que estão sendo entregues às comunidades, são compostos por livros didáticos, infantis e técnicos, exclusivos para contribuir com o desenvolvimento rural sustentável do estado.

No total, 670 arcas já foram implantadas no RN, em 115 municípios, beneficiando mais de 5 mil famílias do campo.

Arca das Letras


Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) /Secretaria de Reordenamento Agrário, o Programa Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural. O Programa beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário