segunda-feira, 1 de abril de 2013

Seara segue com entrega de livros para renovação de acervo


Nesta segunda-feira (1º), a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), por meio do Programa Arca das Letras, retomou entrega de kits de livros para renovação de acervo em assentamentos (com arcas implantadas) dos municípios de Messias Targino, Umarizal, Patu, Olho D'Água do Borges, Lucrécia, Marcelino Vieira, Tenente Ananias, São Francisco do Oeste, Janduis e Rafael Godeiro. O trabalho segue até a sexta-feira (05).

As visitas às comunidades, que juntas somam mais de 500 famílias agraciadas pelo programa, objetiva, também, aplicar questionário de avaliação dos móveis implantados para diagnosticar a situação das arcas, e traçar novas metas junto aos agentes de leituras responsáveis.

Segundo o titular da Seara, Rodrigo Fernandes, no último ano a Seara deu início ao trabalho de revitalização das arcas, que desde quando foram implantadas - em 2003 - ainda não tinham recebida a equipe do Programa Arca das Letras. "No último ano, 129 comunidades foram visitadas e distribuídos mais de 5 mil livros", ponderou o secretário.

De acordo com a coordenação do Programa, os kits, compostos por livros didáticos, de literatura, infantil, além de livros técnicos - específicos para o desenvolvimento rural sustentável do Estado -, foram formados por livros adquiridos em campanha de doação de livros, realizada pela Seara no inicio do ano passado. 

No biênio 2011/2012, a Seara implantou 7 arcas. No total, 670 bibliotecas já foram implantadas no Estado, distribuídas em 115 municípios. 

Um pouco mais sobre o Programa

Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)/Secretaria de Reordenamento Agrário, o Programa Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural. O Programa beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário