quinta-feira, 28 de abril de 2011

SEARA CAPACITA PRIMEIRA TURMA, DO RN, NO SGT

O Sistema de Geoprocessamento, denominado SGT – Sistema de Gestão Territorial, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, cuja implementação iniciou desde 2003, é responsável pelo armazenamento e gerenciamento das informações literais e geográficas do Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária. Ao todo, o sistema possui três módulos: Gestão de Contratos e Convênios, Cargas de Dados (gráficos e literais e Análise e Interpretação da Malha Fundiária (para desenvolvimento de políticas públicas no setor rural).
Nesta perspectiva a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apóio à Reforma Agrária (SEARA), realizou durante 3 dias, concluindo hoje (28), no Hotel Monza, capacitação no Sistema de Gestão Territorial (SGT), em parceria com o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário.
De acordo com o Dr. Gilberto Jales, Secretário da SEARA, é de suma importância conhecer e socializar a situação fundiária de nosso estado.
O Rio Grande do Norte está no ranking dos 13 primeiros estados a ter implantado o SGT. Isto está sendo possível graças ao convênio firmado entre SEARA e MDA que permite o avanço nos trabalhos de discriminação e regularização fundiária.
Como explica Luis Augusto Copati, colaborador do MDA e instrutor do Sistema, “o treinamento tem como objetivo a carga dos dados levantados em campo e entrada dos documentos literais do INCRA e dos laudos fundiários dos órgãos estaduais de terra. “Ele, (sistema) é rápido e prático e possui a facilidade de já elaborar as peças técnicas, plantas e memoriais descritivos”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário