quarta-feira, 20 de abril de 2011

SEARA apresenta proposta de trabalho junto a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA


O Secretario de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária, Gilberto Jales, participou de reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário em Brasília com o Secretário de Desenvolvimento Territorial o Dr. Jerônimo Rodrigues de Souza.
A SEARA apresentou uma proposta de trabalhar integradamente projetos de produção sustentável agroecológica em algumas áreas de assentamentos do Crédito Fundiário.
A proposta envolve ações de produção agroecológica, manejo sustentável e comercialização, buscando inclusive incorporar a transferência de tecnologias já implantadas com sucesso em outros locais.
Na oportunidade o Secretário Gilberto Jales apresentou o trabalho realizado em parceria com o MDA-SEARA-IDS-FETARN de desenvolvimento de Planos de negócios em assentamentos, inclusive com a indicação pelos diagnósticos desses planos das áreas a serem atendidas inicialmente.
Na proposta discutida na reunião serão inicialmente implantados pelo menos em um assentamento por cada território da cidadania alcançando assim todo o estado do RN.
Jales apresentou ainda demanda para implantação em parceria com o MDA-SDT de unidades de agroindústrias familiares para territórios do estado do Rio Grande do Norte, com objetivo de agregar valor a produção beneficiando diretamente os agricultores e agricultoras familiares com incremento na renda e melhoria da qualidade de vida dessas famílias.
A proposta foi recebida com bastante entusiasmo pelo Secretário da SDT tendo em vista estar sintonizada com as políticas públicas de impacto direto ao enfrentamento da extrema pobreza no Brasil.
Participou ainda da reunião o Dr. Vital de Carvalho Filho – Diretor de cooperativismo, Negócios e Comercio do Ministério da SDT/MDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário