quinta-feira, 28 de abril de 2011

SEARA participa do lançamento do Projeto Caatinga Viva

Por Assecom RN

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apóio à Reforma Agrária participará, através da Coordenadora da UTE Eng. Agrônoma Maria de Fátima Vale, do lançamento do Projeto Caatinga Viva. O evento será realizado hoje, a partir das 9h., no auditório da Universidade do Rio Grande do Norte – UERN, na cidade de Assu – RN.
O objetivo do Projeto é discutir a difusão de tecnologias e adensamento ligno-celulósica como fonte energética alternativa que, por sua vez, ajudará na recuperação de áreas degradadas e a conservação da biodiversidade do bioma caatinga da região do Baixo-Açu no Rio Grande do Norte.
Dentre 928 projetos inscritos, no último ano, apenas 44 foram selecionados para receberem patrocínio da Petrobras. Entre esses projetos selecionados, o Projeto Caatinga Viva, foi o um dos aprovados na linha de atuação de fixação de Carbono e emissões Evitadas.
Segundo o Secretário da SEARA Dr. Gilberto Jales, que é Especialista em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos: “Esse projeto tem tudo para ser um forte instrumento de desenvolvimento sustentável, inclusive em áreas de Assentamentos do Crédito Fundiário no estado”.
Vale salientar que o desmatamento acelerado da caatinga coloca em risco a sua biodiversidade e a sobrevivência da população rural que dependem do potencial de seus recursos naturais para sobreviver. È pensamento da SEARA firmar parceria com instituições que trabalhem novas tecnologias sustentáveis para o semi-árido no sentido de possibilitar às famílias assentadas alternativas sustentáveis de produção e geração de emprego e renda.

Um comentário:

  1. Uma boa tarde a todos, Gilberto, Gorete e, em fim a todos que sempre se fazem presentes a esta instituição, estive no Seara ha mais ou menos um, dois meses, juntamente com um agricultor aqui de nossa região, este pretendente do crédito fundiário, juntamente com com mais um grupo de produtores, porém no momento caros colegas, estou enfrentando uma dificuldade de localizar as planilhas atualizadas, pois ainda tenho a com o timbre do governo passado e desatualizadas. Ao amigo Gilberto, quando assumiu este cargo me fez lembrar muito o seu velho pai, João Calixto, um criador como poucos, tratava o gado como se voce um ser racional, sou saudosista enfim as coisas estão muito diferente. Sem mais para o momento, nossas cordiais atenção.

    JOSÉ CÉSAR MENEZES DA COSTA
    EMATER RN - UMARIZAL RN
    E-mail; josecesarmenezes@hotmail.com

    ResponderExcluir