quarta-feira, 3 de julho de 2013

Seara visita assentamento participante do programa Crédito Fundiário


Agricultores familiares da Associação do Grupamento Familiar Medeiros Baca (AGFMB), do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), receberam nessa segunda-feira (01), visita do Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA), Rodrigo Fernandes. A Associação está localizada no Sítio Volta, em Jardim do Seridó/RN.

Na ocasião, o Secretário acompanhou in loco os êxitos do Projeto, formado por 8 famílias rurais, acompanhado pelo Coordenador do PNCF no RN, Mathews Alencar e dos Presidentes da Associação Medeiros Baca: Ademar de Medeiros Baca e Airailton de Medeiros Baca e sua família.

Segundo Rodrigo Fernandes, a Associação aderiu ao PNCF no fim de 2010. Desde então vem crescendo paulatinamente. “Além da criação de bovinos, suínos e galinhas caipiras, a Associação se destaca pelas plantações de milho e suporte forrageiro para o gado”, disse o titular da Seara, constatando que as matrizes bovinas são o carro-chefe da Associação, que apesar do difícil período de estiagem, estão em ótimas condições.

De acordo com o Presidente da Associação Ademar de Medeiros Baca, uma das matrizes bovinas chega a tirar num único dia cerca de 22 litros de leite. Dessa forma, partimos para mais um empreendimento: a produção de queijo. “Há um mês estamos produzindo queijo. No total, são comercializadas 30 barras de queijo coalho por semana. Com isso, abastecemos Supermercados de Jardim do Seridó”, comemorou o agricultor.

A Associação financiou o montante de R$ 170,000,00, por meio da linha de crédito Combate à Pobreza Rural (CAF), do Crédito Fundiário, e tem até 20 anos para quitar o valor, com parcelas bem acessíveis. Além do CAF, o PNCF facilita o crédito para o agricultor por meio da linha Consolidação da Agricultura Familiar (CPR). Ambas contribuem para que o homem do campo continue em suas terras, reduzindo o êxodo rural e,ainda, estruture - produtivamente e socialmente - seu estabelecimento, cultivando suas culturas por meio da agricultura irrigada ou tradicional.

No biênio 2011/2012, foram contratados 108 projetos, beneficiando 523 famílias produtoras rurais no Rio Grande do Norte.

Crédito Fundiário

O PNCF foi criado em 2003, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário / Secretaria de Reordenamento Agrário (MDA/SRA). No RN, o Programa é coordenado pelo Governo do Estado, através da SEARA. 

O Programa oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. Os recursos ainda podem ser usados na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural do assentamento. 

Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário