terça-feira, 30 de julho de 2013

Governo do RN realiza primeiro encontro de agentes de leitura do Arca das Letras


Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), realiza nos dia 1º e 2 de agosto, o I Encontro de Agentes de Leitura do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. O Evento será no Hotel Parque da Costeira, em Ponta Negra, Natal/RN.

O encontro tem como objetivo promover, entre os agentes de leitura que desfrutam das bibliotecas Arca das Letras, discussões sobre as atividades que desempenham, trocar experiências e avaliar o papel das bibliotecas no desenvolvimento comunitário e educacional das famílias atendidas.

De acordo com Rodrigo Fernandes, titular da Seara, o RN já soma o total de 670 arcas implantadas, em praticamente todos os municípios, beneficiando mais de 5 mil famílias - subdivididas entre populações ribeirinhas, agricultura familiar, assentados da reforma agrária e áreas indígenas. 

"O papel dos agentes de leitura é indispensável para o bom funcionamento do Programa. Com a realização do evento, não só o agente, mas também o Estado só tem a ganhar", destacou Fernandes.

Para Paula Valéria, coordenadora Estadual do Arca das Letras, um dos critérios que levou o MDA a escolher o RN para realizar o encontro, foi devido ao trabalho de diagnóstico que vem sendo feito nas arcas implantadas no Estado. "O trabalho de diagnóstico é minucioso e implica em traçar a situação dos móveis implantados, para, em seguida, ser desenvolvida políticas de melhoria, que objetiva manter a qualidade de execução do programa", ponderou a Coordenadora.

Ainda segundo Paula Valéria, foram convidados para participar do encontro o total de 200 agentes de leitura, que desenvolvem papel fundamental, contribuindo para um desenvolvimento rural sustentável do Estado.

No primeiro dia do evento, será apresentado um relato de experiências bem-sucedidas realizadas no Estado do Rio Grande do Norte, com apresentação de video documentário e diagnóstico dos móveis implantados. O segundo e último dia do encontro, será marcado com palestras sobre o papel dos agentes de leitura na construção do conhecimento da comunidade e entrega de acervos complementares.

Programação

1º de agosto de 2013 – quinta-feira; 

8h – Credenciamento dos agentes de leitura;

9h – Solenidade de abertura com autoridades municipais, estaduais e federais e apresentações culturais;

10h30 – Coquetel;

11h – Apresentação de vídeo produzido pela Coordenação Estadual do Programa Arca das Letras no Rio Grande de Norte – SEARA ;

11h10 – Situação das bibliotecas rurais Arca das Letras no Rio Grande do Norte;

12h30 – Almoço; 

14h às 18h – Oficina de contação de histórias “As malas que contam e encantam” – Ricardo Buhiú.

02 de agosto de 2013 – sexta-feira 

8h – Painel: O papel do agente de leitura na construção do conhecimento da comunidade;

10h – Formação de grupos de trabalho para discutir a reorganização de bibliotecas com gestão coletiva pela comunidade, incentivo à leitura com novas estratégias e integração dos agentes de leitura;

12h – Almoço;

14h – Requalificação dos agentes de leitura;

15h00 – Diplomação dos agentes de leitura, entrega de acervos complementares e encerramento 
Local: Auditório A1 do Hotel Parque da Costeira – Av. Sen. Dinarte de Medeiros Mariz, nº 1195, Ponta Negra – Natal/RN (Via Costeira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário