segunda-feira, 4 de março de 2013

Seara realiza encontro com agricultores e esclarece novas Resoluções do Crédito Fundiário no Seridó

"nossa meta é acelerar o processo de renegociação, bem como de novas
contratações do Crédito Fundiário", enfatizou o titular da pasta, Rodrigo Fernandes

Com o objetivo de esclarecer as novas Resoluções que beneficiam agricultores do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) realizou, na manhã dessa sexta-feira (1º), encontro com agricultores do município de Jardim do Seridó/RN. O Evento foi no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Durante o encontro, que reuniu 74 famílias do campo, o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, ressaltou a importância de esclarecer às famílias rurais as novas medidas de operacionalização do PNCF no RN. 
"Estamos vivendo tempos difíceis, principalmente por causa da estiagem, e sabemos que o homem do campo tem pressa. Com essa ação, nossa meta é acelerar o processo de renegociação, bem como de novas contratações do Crédito Fundiário", enfatizou Fernandes. O Titular da pasta disse ainda que a partir de agora, está mais fácil acessar o programa, devido as taxas de juros mais baixas e os prazos de pagamento.

De acordo com o coordenador do Crédito Fundiário no RN, Mathews Lima de Alencar, as Resoluções alteram as normas para contratação das operações de Crédito Fundiário ao amparo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (FTRA). As novas normas aplicam-se aos contratos inadimplentes e adimplentes de até 31/12/2012 e trata do seguro das parcelas de financiamento dos beneficiários do FTRA pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária da Agricultura Familiar (PROAGRO Mais).

O evento contou ainda, com participação de representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), Banco do Nordeste do Brasil, Federação do Trabalhadores Rurais do RN (FETARN) e Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca. Na ocasião, cada representante se comprometeu em repassar os assuntos discutidos no encontro a seus superiores. Foram deliberados, também, assuntos pertinentes a estiagem, por meio da EMPARN, liberação de forragens, através da Emater, assim como operação carro pipa (da Defesa Civil) e crédito emergencial para as famílias agricultoras afetadas com a seca.

Assinatura de Cessão de Uso de Veículo

Além dos esclarecimentos acerca das resoluções e de assuntos pertinentes a estiagem, foi assinado, ainda, Cessão de Uso de veículo da Seara com a Secretaria de Agricultura do município. Na ocasião, o titular da Seara, Rodrigo Fernandes, assinou Cessão de Uso de veículo do Estado, por um período de 2 anos, visando atender as necessidades de assistência técnica e acompanhamento técnico por parte da Prefeitura de Jardim do Seridó, aos pequenos agricultores/familiares que estão fixados no campo, produzindo e propiciando o Desenvolvimento Rural Sustentável na zona rural da cidade.

Crédito Fundiário

O PNCF é uma política pública do Governo Federal, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria de Reordenamento Agrário (MDA/SRA). O Crédito Fundiário permite aos trabalhadores rurais, sem terra ou com pouca terra, adquirir imóveis rurais para exploração na agricultura familiar. No Rio Grande do Norte, o PNCF é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Seara e Unidade Técnica Estadual (UTE/RN). Mais informações: 3232-7025/7270seararn@gmail.com


Após assinatura de Cessão de Uso, secretário, Rodrigo Fernandes, entrega carro
à secretaria de agricultura de Jardim do Seridó/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário