segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Secretário da Seara e gerente regional da Caixa Econômica Federal visitam assentamento e Discutem PNHR

A Seara - Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária realizou nesta sexta-feira (12) juntamente com a Caixa Econômica Federal, visita ao assentamento Fazenda Paz, no município de Maxaranguape – RN.
O assentamento, composto por 80 famílias de agricultores, foi viabilizado pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Atualmente esse assentamento é considerado modelo de produção e organização. Com a produção atual de Frutas (banana, coco, mamão e abacaxi) além de macaxeira, que abastece o mercado de Natal e região. 
As famílias apresentaram a Caixa Econômica Federal um projeto para a construção de moradias através do Programa Nacional de Habitação Rural, uma linha do Programa Minha Casa Minha Vida. O secretário Gilberto Jales e o Gerente Regional da Caixa Econômica Federal, Jorge Castro conheceram in loco as condições atuais das famílias.  “para se ter ideia dividimos uma casa com mais 3 famílias” explicou o Sr. Manoel Presidente da associação.
O objetivo final do projeto é possibilitar a construção de moradias. Esse projeto é inédito no Brasil, sendo o primeiro assentamento a tentar acessar essa importante política pública de Governo Federal.
De acordo com Jorge Castro “depois da AgroVila implantada o segundo passo será a conquista de recursos para a construção de escolas e hospital para atender as famílias rurais”.
Com o excelente trabalho das famílias fez surgir a Cooperativa dos Agricultores do Fruto da Paz, que por sua vez resultará na concretização dos sonhos dos assentados que é a viabilização das casas para acomodar as famílias, afirma Gilberto Jales.


Nenhum comentário:

Postar um comentário