sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SEARA coordena reunião entre governo e MST

O Secretário de Estado da Reforma Agrária, Gilberto Jales, se reuniu na manhã de hoje, 26, com representantes do MST – Movimento Sem Terra na sede da SEARA – Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária.
A reunião contou com a presença de representantes de vários órgãos estaduais, dentre eles: Agricultura, Saúde, Segurança, Educação, Sethas, Idema.
A reunião teve como objetivo a discussão em torno da pauta apresentada pelo Movimento à Governadora na última quarta feira. Dentro da pauta, formulada na Jornada de Luta pela Reforma Agrária, o Movimento reivindica melhores condições para os assentamentos do estado.
Dentre as reivindicações do MST estão: projetos de capacitação de mulheres assentadas, projeto de formação para a juventude, perfuração de 6 poços e instalação para irrigação, além de construção de área de lazer nos assentamentos, liberação de trator para a COOAMAG, segurança dos acampados, central de abastecimento da agricultura familiar, dentre outros.
O estado estabeleceu um cronograma de reuniões e apresentação de projetos para encaminhamento dessas reivindicações, conforme cada secretaria envolvida.
Na ocasião o Secretário Gilberto Jales, dentro das possibilidades do canal de articulação, garantiu ao Movimento sondar o modelo pelo qual outros estados atendem as reivindicações do MST em suas localidades. O objetivo, segundo ele, é que o mesmo possa ocorrer no Rio Grande do Norte. De acordo com Gilberto Jales, “o governo não assume compromissos que não possa honrar, no entanto o estado objetiva privilegiar políticas públicas amplas para que toda sociedade possa ter acesso e não priorizar apenas um séquito grupo em particular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário