quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mais 18 famílias agricultoras rurais poderão ser contempladas com o Crédito Fundiário no RN

Com o objetivo de selecionar projetos para ser apresentados na Câmara Setorial de Acesso à Terra (CSAT), comissão responsável pela aprovação de projetos a serem financiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), através da Unidade Técnica Estadual (UTE/RN), disponibiliza, nesta semana, técnicos para realizar quatro Vistorias Técnicas/Sociais que poderá beneficiar mais 18 famílias rurais dos municípios de Assú e Felipe Guerra.

Os projetos, que contemplam agricultores das Associações Canto Fino, Boa Esperança, São Luiz (em Assù), e Sítio São Lourenço (em Felipe Guerra), estão enquadrados em duas diferentes linhas de créditos do PNCF: Consolidação da Agricultura Familiar (CAF) e Combate à Pobreza Rural (CPR). Ambas facilitam o crédito para que o agricultor possa adquirir a terra, estruturar sua propriedade e cultivar frutas e verduras por meio da agricultura irrigada. 

Além de traçar o perfil de famílias agricultoras rurais para ter acesso ao PNCF, a Vistoria Técnica/Social contribui com o avanço de qualidade do Programa, levando em consideração a melhor qualificação das famílias, possibilitando maior participação, envolvimento e comprometimento da representação sindical no processo, e, principalmente, diminui substancialmente os pedidos de substituições das famílias após negociação e compra dos imóveis rurais.

De acordo com Rodrigo Fernandes, secretário titular da Seara, o objetivo é concluir o trabalho antes da Câmara Técnica, marcada para o mês de dezembro - em virtude da baixa demanda de projetos aptos a serem apresentados ao colegiado. "De 2011 até a presente data, mais de 60 imóveis foram vistoriados no Estado, atendendo mais de 421 famílias", ponderou o Secretário.

Segundo o coordenador do PNCF no RN, Mathews Alencar, a demanda para 2013 deverá ser discutida na Câmara Técnica do mês de dezembro. "A meta é aumentar o número de beneficiários, que devido à estiagem houve uma redução", concluiu.

Crédito Fundiário
O PNCF é uma política pública do Governo Federal, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria de Reordenamento Agrário (MDA/SRA), que permite aos trabalhadores rurais, sem terra ou com pouca terra, adquirir imóveis rurais para exploração na agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário