segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Programa Arca das Letras será implantado em Maxaranguape

O Assentamento São José, localizado no município de Maxaranguape, passa a integrar, nesta segunda-feira (05), o Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, programa coordenado no Estado pelo Governo do RN, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara).

De acordo com a coordenação do Programa, até o momento, já foram implantadas 671 arcas, em 116 cidades potiguares. O objetivo é garantir conhecimento a crianças e adultos assentados da reforma agrária, que vivem em comunidades da agricultura familiar, remanescentes de quilombos, indígenas, ribeirinhas e em colônia de pescadores, contribuindo, assim, com o desenvolvimento rural sustentável de sua comunidade.

O móvel biblioteca é composto por placa de sinalização, folders e um acervo de 200 livros - subdivididos entre didáticos, literatura de jovens e adultos, literatura infantil e livros técnicos, específicos para o trabalhador rural.

Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura (previamente selecionados) ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes.Os agentes de leitura são os responsáveis pelo móvel, bem como a mobilização da comunidade para a prática da leitura. O mesmo passa por um treinamento onde é definido todas as regras e metodologia do Arca das Letras. 

Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)/Secretaria de Reordenamento Agrário, o Programa Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural. O Programa beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.


Em tempo

A equipe do Programa Arca das Letras também estará visitando o Assentamento Novo Horizonte II, em Maxaranguape, onde já tem arca implantada. O objetivo de aplicar questionário de avaliação do móvel e entregar kits de livros para renovar acervo bibliotecário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário