terça-feira, 13 de novembro de 2012

Crédito Fundiário poderá contemplar mais oito famílias rurais no RN

Visando selecionar projetos para ser apresentados na Câmara Setorial de Acesso à Terra (CSAT),  a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), através da Unidade Técnica Estadual (UTE/RN), disponibiliza, nesta semana, técnicos para realizar três Vistorias Técnicas/Sociais que poderá beneficiar mais oito famílias rurais dos municípios de Apodi e Caraúbas.

Os projetos que contemplam agricultores das Associações Sítio Córrego, Santa Rosa (em Apodi), e Associação Outono II (em Caraúbas), estão enquadrados na linha de crédito Combate à Pobreza Rural (CPR) do PNCF. A linha de Combate à Pobreza Rural foi criada para atender as famílias rurais mais necessitadas e de menor renda. Os recursos podem ser usados para a aquisição da terra (SAT) e em projetos de infra-estrutura comunitários (SIC).

Além dessa linha do Crédito Fundiário, existe a Consolidação da Agricultura Familiar (CAF), que atende agricultores que geralmente já estão na terra, como os meeiros e arrendatários ou ainda os que possuem minifúndios e querem aumentar sua área.

De acordo com o secretário titular da Seara, Rodrigo Fernandes, "ambas as linhas facilitam o crédito para que o agricultor possa adquirir a terra, estruturar sua propriedade e cultivar frutas e verduras por meio da agricultura irrigada e/ou tradicional".

Segundo o coordenador do PNCF no RN, Mathews Alencar, "para que isso aconteça, é necessário que os técnicos da Seara realizem a vistoria técnica, que objetiva traçar o perfil de famílias agricultoras rurais aptas a acessarem o PNCF".

A Vistoria Técnica/Social contribui com o avanço de qualidade do Programa Crédito Fundiário no RN, levando em consideração a melhor qualificação das famílias, possibilitando maior participação, envolvimento e comprometimento da representação sindical no processo, e, principalmente, diminui substancialmente os pedidos de substituições das famílias após negociação e compra dos imóveis rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário