quinta-feira, 26 de abril de 2012

Seara recebe visita do Deputado George Soares


O Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Rodrigo Fernandes, recebeu na tarde desta quinta-feira (26), visita do Deputado Estadual George Soares (PR) para tratar de Georreferenciamento de municípios do Vale do Assu.

De acordo com George Soares, a região Vale do Assu é de suma importância para a economia do estado e, devido à seca que atinge 129 municípios do RN, diversos agricultores rurais estão sendo prejudicados nessa região. “Primeiro foi a enchente, em 2008 e 2009, e agora é a seca que causa dano à essa região”, falou o Deputado.

Na ocasião, Rodrigo Fernandes assegurou retomar o trabalho de Georreferenciamento no Vale do Assu, mas lembrou que, inicialmente, “deve-se marcar uma audiência pública para explicarmos o passo a passo da regularização fundiária, bem como esclarecer à população sobre a nova forma de medição de terra”.

Segundo o Coordenador da Subcoordenadoria de Cadastro e Cartografia da Seara, Amarildo Costa, “o Georreferenciamento do Vale do Assu está sendo realizado através de convênio entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Seara, desde 2008. Entretanto, devido a vários fatores, dentre eles a enchente e a falta de recursos, não foi possível concluir o trabalho”.

O cadastro Georreferenciado de imóveis rurais é um instrumento de planejamento estratégico indispensável para a implementação de políticas públicas, beneficiando não só os gestores públicos, mas, sobretudo o produtor rural.

Com ele, é possível evitar a grilagem de terras e a violência no campo, oferece vantagem imediata para os agricultores familiares: a valorização da terra. Além disso, o crédito rural e a assistência técnica ficam garantidos, pois sem o título de domínio de posse da terra fica mais difícil para os agricultores acessarem a essas e a outras políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário