sexta-feira, 13 de abril de 2012

Seara debate POA 2012 para execução do PNCF no RN

Com o objetivo de discutir a operacionalização do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) realiza, durante essa quinta (12) e sexta-feira (13), Oficina para elaboração do Plano Operativo Anual (POA 2012). O encontro acontece na CENTERN - Centro de Treinamento da Emater-RN, no município de São José de Mipibu/RN.

Além de traçar as novas diretrizes do POA, o objetivo do encontro é, também, discutir o balanço nacional e estadual da execução do PNCF em 2011.

Na ocasião, Rodrigo Fernandes, Secretário da Seara, lembrou a importância das parcerias que fazem a reforma agrária e o Desenvolvimento Rural Sustentável no Estado do Rio Grande do Norte. "é preciso trabalhar em sinergia e fazer com que todas as instituições parceiras trabalhem objetivando bons resultados para os trabalhadores rurais", ressaltou.

Na sequência, foram apresentados dados nacionais do PNCF em 2011. João Vicente, Supervisor do PNCF da Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/SRA), lembrou que "em 2011, no nordeste, o RN foi destaque em contratações, perdendo apenas para o Estado do Piaui".

Segundo o Coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE/RN), Mathews Alencar, "no último ano, foram contratadas o total de 68 propostas, beneficiando 375 famílias agricultoras Rurais do estado".

Entre os participantes da oficina estão representantes de agentes financeiros, movimentos sindicais e órgãos estaduais e nacionais.

PROGRAMAÇÃO

Na tarde desta quinta-feira (12), a programação segue das 14h às 17h, com discussão acerca do fluxo do SAT - Subprojeto de Aquisição de Terras e SIC - Subprojeto de Investimento Comunitário, linhas de créditos reembolsáveis e não reembolsáveis destinadas aos os agricultores rurais.

Já na sexta-feira (13), a programação acontecerá das 9h às 15h com construção do Plano Operativo Anual 2012 (POA 2012). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário