quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Seara participa de discussão sobre a elaboração do Plansan em Brasília

O titular da Seara - Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales, participou na última quarta-feira (14), na capital federal, Brasília, da 25º Reunião Ordinária onde foi discutido o tema: Reforma agrária e segurança alimentar.
Essa apresentação e discussão visou subsidiar o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) que será apresentado durante a 4ª Conferencia desse Plano, que ocorrerá na Bahia nos dia 7 a 10 de novembro. A reunião ocorreu no Auditório do Palácio do Planalto.
Participaram da mesa de discussão os Ministros do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense, a Ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello, o presidente do INCRA Celso Lacerda, o secretario geral do Ministério do Meio Ambiente, além de representantes da FUNAI e Fundação Palmares. O tema reforma agrária, acesso a terra e desenvolvimento sustentável dos assentamentos rurais, está diretamente ligado a produção de alimentos Agroecológicos, melhoria da qualidade de vida das famílias e acesso às políticas publicas de comercialização.
O encontro contou, também, com a presença do representante da Consea – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional José de Ribamar Araújo, com a discussão do Grupo de Trabalhos sobre Reforma Agrária.
No Rio Grande do Norte a Seara tem como diretriz (dentro da questão Alimentar) promover, a integração das várias políticas públicas, a integração interinstitucional visando à instrumentalização da política estadual de aquisição de produtos da agricultura familiar, conforme política estabelecida pela governadora Rosalba Ciarlini.
Segundo Gilberto Jales, “políticas públicas integradas através de uma ampla parceria, envolvendo todas as secretarias de governo, possibilitarão o fortalecimento da produção de alimentos, a inserção da agricultura familiar no mercado institucional e convencional e consequentemente, a melhoria da renda das famílias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário