sexta-feira, 15 de julho de 2011

Encontro Interterritorial discute sobre Certificação Orgânica

O Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales, participou ontem, 13, do 1° Encontro Interterritorial sobre Certificação Orgânica que ocorreu no Hotel Serrano na cidade de Martins – Território do Sertão do Apodi.
O Encontro, pioneiro no estado do Rio Grande do Norte, está sendo organizado pelo Projeto Dom Heldér Câmara (MDA), com a participação da Embrapa Algodão e demais parceiros.
O objetivo principal do encontro é discutir a certificação de produtos orgânicos ou agroecológico da agricultura familiar no RN e em outros estados do semi-árido brasileiro.
O Projeto Dom Hélder Câmara é financiado através de um acordo de empréstimo entre o Governo Brasileiro/MDA e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário/FIDA. Ele consiste numa experiência exitosa, desenvolvendo ações estruturantes para fortalecer a Reforma Agrária e a Agricultura Familiar no semi-árido nordestino, com base na articulação e organização dos espaços de participação social.
Dentro da programação estabelecida para o encontroa de ontem, foram discutidos temas diversos dentre eles estão:
Novos Arranjos Institucionais – Políticas e Técnicas – para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar no Semi-árido do Nordeste Brasileiro, expositor Dr. Expedito Rufino, Diretor do Projeto Dom Hélder / Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Algodão em Consócios Agroecológico, expositor Dr. Fábio Aquino, Pesquisador da Embrapa Algodão;
A certificação de produtos orgânicos como instrumento para o desenvolvimento territorial – realidade e perspectivas, expositor Laércio Meireles, coordenador institucional do Centro Ecológico – RS;
 A Domesticação ao Algodão Agroecológico, expositor Dr. Napoleão Beltrão, Chefe Geral da Embrapa Algodão – Campina Grande – PB.
A SEARA busca entendimentos visando a integração dos projetos coordenado pelo “Dom Helder” e Embrapa nos assentamentos do Crédito Fundiário no RN.

Fonte (foto) Hudson de Lira
Fonte (foto) Hudson de Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário