quinta-feira, 28 de julho de 2011

28 de julho Dia do Agricultor Familiar


Trabalhar. Verbo que está presente em todas as profissões, sinônimo de serviço, ocupação onde ano após ano nosso país, estado e município sentem, em sua economia, o resultado daquele que trabalha.
Eu trabalho. Sendo mais específico, embora todos os trabalhos sejam dignos de resultados econômicos, existe um onde o apreço é ainda maior, onde o suor é derramado com mais fulgor, onde a necessidade faz gemer hectares, onde lavrar terras é o seu maior doutorado, onde adubar terras é ter a certeza de uma boa safra, de uma boa colheita e de um magnânimo saldo bancário; sendo assim todos os anos. Naquele em que o resultado não é tão satisfatório, paciência no próximo ano será.
Tu trabalhas. Uns na zona urbana, outros na zona rural. O da zona urbana não precisa acordar tão cedo. Talvez quando o galo da zona rural parar de cantar. Tu precisas de luxo, ele não precisa de luxo, de casas que tomam conta de quarteirões, nem tampouco, de carros na garagem, ou melhor, ele opta por apenas um grande e seguro galpão. Guardar o que é produzido no campo ao longo do ano é o seu maior tesouro, seu maior luxo.   
Ele trabalha. Acorda na primeira cantiga dos galos, se levanta, passa água fria no rosto, toma uma xícara de cafezinho preto, pega a enxada e parte com a família pro roçado. Quando não só. Na cumbuca alguns goles de água, no roçado muito trabalho durante todo dia.
Nós trabalhamos. Mas o trabalho dele é visível em suas mãos calejadas, em dias a fio debaixo do sol quente, em lutas diárias pela sobrevivência.
Vós trabalhais. Acompanhar o ritmo do trabalho do século XXI talvez não seja o mesmo que acompanhar o ritmo da alma da terra. Foi sempre assim, desde o princípio, quando Adão e Eva cometeram o primeiro pecado. Vale salientar uma coisa: desde então o trabalho no campo se proliferou, se enraizou alcançando proporções gigantescas.
Eles trabalham. Uma atividade que ultrapassou décadas, que vem em meio a tantas e tantas profissões e que continuará impulsionando o progresso do Brasil especialmente o do estado do Rio Grande do Norte. Uma profissão responsável por 10% do PIB Nacional não poderia passar este dia em branco, um profissional que, antes de tudo, é um guerreiro do campo não tinha que passar um dia tão especial sem que fosse percebido.
Feliz dia do Agricultor Familiar!
Homenagem da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário