segunda-feira, 17 de junho de 2013

Seara discute realização do I Encontro de Agentes de Leitura do Arca das Letras

Durante reunião realizada na última quinta (13) e sexta-feira (14), em Brasília, a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), por meio do Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, discutiu a realização do I Encontro de Agentes de Leitura do Programa no Rio Grande do Norte. A reunião ocorreu no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na Coordenação Nacional do Arca das Letras.

O encontro, que será realizado em agosto (cuja data ainda será definida), tem como objetivo promover, entre os agentes de leitura das comunidades rurais que desfrutam das bibliotecas Arca das Letras, discussões sobre as atividades que desempenham, trocar experiências e avaliar o papel das bibliotecas no desenvolvimento comunitário e educacional das famílias atendidas.
Segundo o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, o RN já soma o total de 670 arcas implantadas, em praticamente todos os municípios, beneficiando mais de 5 mil famílias - subdivididas entre populações ribeirinhas, assentados da reforma agrária e áreas indígenas. "O papel dos agentes de leitura é indispensável. Com a realização do evento, não só o agente, mas também o Estado só tem a ganhar", destacou Fernandes, lembrando que desde quando o Programa foi implantado, em 2004, nunca houve encontro dos agentes.

Para Paula Valéria, coordenadora Estadual do Arca das Letras, um dos critérios que levou o MDA a escolher o RN para realizar o encontro, foi devido ao trabalho de diagnóstico que vem sendo feito nas arcas implantadas no Estado. "O trabalho de diagnóstico é minucioso e implica em traçar a situação dos móveis implantados, para, em seguida, ser desenvolvida políticas de melhoria, que objetiva manter a qualidade de execução do programa", explicou a coordenadora.

Anda de acordo com a coordenação do Arca das Letras, participarão do evento o total de 200 agentes de leitura, que desenvolvem papel fundamental, contribuindo para um desenvolvimento rural sustentável do Estado.

Arca das Letras
É um Programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura. Foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria de Reordenamento Agrário (MDA/SRA). No Rio Grande do Norte, o programa é coordenado pelo Governo do Estado, através da Seara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário