Segundo o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, o RN já soma o total de 670 arcas implantadas, em praticamente todos os municípios, beneficiando mais de 5 mil famílias - subdivididas entre populações ribeirinhas, assentados da reforma agrária e áreas indígenas. "O papel dos agentes de leitura é indispensável. Com a realização do evento, não só o agente, mas também o Estado só tem a ganhar", destacou Fernandes, lembrando que desde quando o Programa foi implantado, em 2004, nunca houve encontro dos agentes.
Para Paula Valéria, coordenadora Estadual do Arca das Letras, um dos critérios que levou o MDA a escolher o RN para realizar o encontro, foi devido ao trabalho de diagnóstico que vem sendo feito nas arcas implantadas no Estado. "O trabalho de diagnóstico é minucioso e implica em traçar a situação dos móveis implantados, para, em seguida, ser desenvolvida políticas de melhoria, que objetiva manter a qualidade de execução do programa", explicou a coordenadora.
Anda de acordo com a coordenação do Arca das Letras, participarão do evento o total de 200 agentes de leitura, que desenvolvem papel fundamental, contribuindo para um desenvolvimento rural sustentável do Estado.
Arca das Letras
É um Programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura. Foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria de Reordenamento Agrário (MDA/SRA). No Rio Grande do Norte, o programa é coordenado pelo Governo do Estado, através da Seara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário