terça-feira, 25 de setembro de 2012

Seara realiza quarta reunião da Câmara Setorial de Acesso à Terra de 2012

Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), através da Unidade Técnica Estadual (UTE/RN), realiza a 4º reunião da Câmara Setorial de Acesso à Terra (CSAT) de 2012. O encontro será às 9h, na sala de reunião da Seara.

A reunião tem como objetivo a apresentação de 6 projetos - distribuídos nos municípios de Santana do Seridó, Florânia, Mossoró, Rodolfo Fernandes, e São Vicente - a serem financiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), programa coordenado no Estado pelo Governo do Rio Grande do Norte, através da Seara.

No total, 26 famílias rurais poderão ser contempladas por meio das linhas de Crédito do PNCF: Combate à Pobreza Rural (CPR), destinada às famílias rurais mais necessitadas e de menor renda, e Consolidação da Agricultura Familiar (CAF), que atende agricultores que geralmente já estão na terra, como os meeiros e arrendatários ou ainda os que possuem minifúndios e querem aumentar sua área.

A CSAT é uma comissão composta pelo Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SETHAS, IDEMA, Fetarn, MLST, INCRA, ASA POTIGUAR, UNEGRO e Seara que objetiva deliberar sobre o acesso à terra pelo PNCF dos agricultores do RN.

Crédito Fundiário


O PNCF é uma política pública do Governo Federal, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário/ Secretaria de Reordenamento Agrário (MDA/SRA), que permite aos trabalhadores rurais, sem terra ou com pouca terra, adquirir imóveis rurais para exploração na agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário