sábado, 14 de julho de 2012

Seara implantará 30 novas arcas até o fim do ano

Com o objetivo de incentivar a leitura em assentamentos da reforma agrária, em comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos, o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) e Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, pretende até o fim do ano implantar 30 Arca das Letras.

No Rio Grande do Norte, a Seara já implantou 669 arcas em 114 municípios. O objetivo é levar o programa a comunidades dos 53 municípios que ainda não tem acesso a essa política pública.

Segundo a coordenação do Programa, as cidades que ainda não têm arcas implantadas serão prioridade - é o caso das comunidades Vila do Menino Jesus e Rancho Alegre, ambas localizadas na cidade de Francisco Dantas, Região Oeste Potiguar.

Na próxima semana, as comunidades supracitadas estarão recebendo uma equipe do Arca das Letras para mobilização, aplicação de questionário e definição de quem ficará responsável pela arca, que será implantada ainda esse mês.

Outro ponto importante que será apresentado durante a visita é o curso de capacitação do agente de leitura. O treinamento inclui os processos de organização e conservação de uma biblioteca, a catalogação e o empréstimo dos livros.

Para o secretário de Estado da Seara, Rodrigo Fernandes, a meta é garantir que comunidades de todos os municípios do RN tenham uma arca. “Já estamos com processo tramitando para confecção de 30 novas arcas, que serão implantadas até o fim do ano”, frisou o secretário.

Arca das Letras
É um Programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura. Foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria de Reordenamento Agrário (MDA/SRA).

A metodologia do Programa Arca das letras garante a participação dos moradores e futuros leitores na definição do funcionamento, desenvolvimento e gestão das bibliotecas, respeitando-se a diversidade das populações e as singularidades das duas culturas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário