segunda-feira, 23 de julho de 2012

Seara defini limites territoriais para implantação de parques eólicos no RN

Na quinta-feira(19), o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), e parceria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no RN, concluiu relatório técnico que defini os limites territoriais entre os municípios de Jandaíra e Parazinho, ambos localizados na Região da Baixa Verde, para melhor demarcar áreas de implantação de possíveis parques eólicos entre as cidades.

O trabalho teve início ainda em junho com objetivo de levantar e organizar, em gabinete e no campo, informações técnicas, legais e administrativas acerca dos limites territoriais entre os municípios sobreditos.

De acordo com o relatório, as propriedades administradas pelas empresas eólicas estão situadas, exatamente, entre as duas cidades. Dessa forma, a Seara fornecerá mapa, juntamente com material descritivo, que indica os pontos limítrofes entre elas.

O relatório destaca ainda que essa é uma forma de garantir que as prefeituras e as empresas do setor tenham real conhecimento da localização das torres. Possibilitando, assim, que o empreendimento contemple os dois municípios por igual.

Segundo o técnico da Seara que realizou o trabalho, Valdemir Sales, para chegar a essa conclusão foram realizadas três etapas: Pesquisa e análise da documentação existente; Coleta de dados em campo, e Análise da cobertura da coleta dos censos realizados pelo IBGE, principalmente o Censo 2010.

As definições de limites territoriais do Estado também se inserem na política fundiária praticada pelo Governo do RN. Por meio da Seara, o Governo já vem realizando essa ação em vários municípios potiguares, entre eles: Natal e Parnamirim, Mossoró e Baraúna, e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário