quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vistoria Social do RN foi destaque no IV Seminário Nacional do PNCF – Sustentabilidade e Qualidade de Vida

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apóio à Reforma Agrária (Seara), através da UTE-RN (Unidade Técnica Estadual), participou durante os dias 01, 02, 03 e 04, em Brasília, do IV Seminário Nacional do PNCF – Sustentabilidade e Qualidade de Vida.
Na ocasião, todos os estados brasileiros, que executam o PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário estiveram presentes. Em pauta, discutir em conjunto o desenvolvimento do PNCF a nível nacional, e, ao mesmo tempo, conhecer o processo de Vistoria Social adotado pela UTE-RN, sendo este considerada boa experiência e caso de sucesso que busca qualificar, articular e permitir um monitoramento e um controle social bastante eficiente no estado do Rio Grande do Norte.
De acordo com Mathews Alencar, Coordenador da UTE-RN, “o objetivo foi compartilhar experiências bem sucedidas como as demais Unidades Técnicas Estaduais (UTE’s). No Estado, foi implementada a vistoria social, prestada às famílias que têm a pretensão de adquirir imóveis ou terras através do PNCF. A UTE-RN repassa aos interessados conhecimentos acerca das áreas pretendidas,  linhas de crédito, critérios para participação e condições de financiamento entre outros aspectos do programa”.
         “O resultado é uma melhor qualificação na inserção das famílias, evitando a utilização do programa por pessoas que não exercem atividades ligadas à agricultura, não possuem aptidão para a atividade e nem tem o perfil de enquadramento necessário para o PNCF”, explicou o técnico social Raimundo França.
Participaram, ainda, do encontro a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN, a Cooperativa de Assessoria Técnica e Gerência para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar - Terra Livre, a entidade de Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável – ATOS e parceiros do PNCF no RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário