quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Seara discute limites intermunicipais de São Miguel do Gostoso e Touros


O secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Rodrigo Fernandes, recebeu na manhã desta quinta-feira (08), a prefeita de São Miguel do Gostoso, Fátima Dantas, acompanhada do ex-prefeito João Wilson e do deputado Estadual Hermano Morais. O encontro, que ocorreu na Seara, tinha como objetivo discutir o problema de limites territoriais entre São Miguel do Gostoso e Touros, bem como definir cronograma para a regularização dos limites.

Na ocasião, o secretário Rodrigo Fernandes informou que na próxima segunda-feira (12/08), técnicos da Seara estarão em campo, acompanhados de uma produtora, para produzir um documentário. “O objetivo é contextualizar o problema entre os municípios, e facilitar o entendimento para os deputados na Assembleia, durante votação de Minuta de Lei, que corrige os limites entre as cidades”, disse o titular da Seara.

O secretário disse ainda que desde outubro de 2010, após trabalho de georreferenciamento realizado por técnicos da Seara, foi constatado que Touros tinha avançado o território de São Miguel do Gostoso. Desde então, a Seara, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vem dando suporte técnico para que se chegue num cosenso, tendo em vista que Touros não perderia a receita oriunda do FPM, tampouco São Miguel seria penalizado.
“Do ponto de vista técnico, a Seara e o IBGE concluíram que não existe nenhuma dúvida do verdadeiro limite entre os municípios. Equivocadamente, 40% do município de São Miguel do Gostoso está inserido dentro do território de Touros”, concluiu.

Na oportunidade, a prefeita Fátima Dantas observou que a regularização dos limites entre as cidades ‘é uma questão de sobrevivência’. “Só do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), são mais de R$ 400 mil de déficit no cofre de ‘Gostoso’”, disse a Prefeita, acrescentando que no total, 22 prédios públicos recebem assistência da prefeitura de São Miguel, mas que estão sendo considerados de Touros.


O Deputado Hermano Morais pontuou que é de suma importância que se resolva a situação. “É uma questão muito importante para o município, principalmente porque regulariza o FPM”, disse Hermano. “é uma questão de cidadania”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário