quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SEARA discute andamento de programas de Desenvolvimento Rural Sustentável


O secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Rodrigo Fernandes, recebeu na manhã desta quarta-feira (21), o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, para discutir andamento dos programas de Crédito Fundiário, Regularização Fundiária e Arca das Letras no Rio Grande do Norte. O encontro ocorreu na sala de reunião da Seara.

A reunião tinha como objetivo discutir as ações dos programas de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, Crédito Fundiário e do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, "que contemplam, juntos, agricultores de quase todos os municípios potiguares", destacou Rodrigo Fernandes.

Na ocasião, o secretário informou que neste ano, a Seara, em parceria com o Governo Federal, por meio da SRA/MDA, já cadastrou e georreferenciou o total de 1.665 imóveis, dos quais 1 mil títulos de terras já foram entregues, disse o titular da Seara -, se referindo a Convênio celebrado entre a Seara com o MDA, que beneficiou trabalhadores rurais de Santana do Matos e São José do Campestre.

Sobre o Programa Arca das Letras, o secretário observou que o Governo do Estado, através da Seara e do Governo Federal, realizou o I Encontro de Agentes de Leitura do Arca das Letras. "O evento foi maravilhoso. Conseguimos reunir representantes de mais de 75 municípios, onde discutimos as dificuldades enfrentadas, diariamente, por cada agente de leitura, responsável pelo móvel em suas comunidades", disse.

No que se refere ao Crédito Fundiário, foi discutido assuntos pertinentes à instalação de parques eólicos em assentamentos do Programa, bem como a retomada das reuniões da Câmara Setorial de Acesso à Terra, colegiado que seleciona famílias aptas a acessar o Crédito Fundiário.

O secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, ponderou que a expectativa do Governo Federal (tanto quanto do Governo do Estado, através da Seara), é fazer com que mais e mais famílias agricultoras rurais possam ser beneficiadas com essas políticas públicas. "Nosso objetivo é construir uma agenda de resultados para que possamos iniciar um processo de consolidação, não só de novos executores, mas também de beneficiários, e fazer com que as políticas cheguem a todos os cidadãos", finalizou Adhemar Almeida.

Participaram também da reunião, o delegado Federal de Reordenamento Agrário, Raimundo Costa, coordenadores dos programas no RN, além de supervisores das ações de políticas agrárias do MDA no RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário