sábado, 11 de maio de 2013

Seara participa de missa em assentamento do Crédito Fundiário


A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), através da Unidade Técnica Estadual (UTE/RN), participou nessa terça-feira (07), de missa em comemoração a um ano da Associação Santo Expedito, localizada no município de Lajes/RN.

A associação, que aderiu ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) em abril de 2012, é formada por 4 famílias. Segundo o coordenador da UTE/RN, Mathews Alencar, o assentamento está comemorando o primeiro ano com êxito. "É uma satisfação imensa poder compartilhar da alegria dos beneficiários do Crédito Fundiário", comentou Alencar.

A Associação Santo Expedito desenvolve projeto na área da caprinocultura e ovinocultura, além da criação de galinhas - adquiridas com recursos do PNCF.

Atualmente, cerca de 5 mil famílias agricultoras rurais usufruem do Programa no RN. O PNCF oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. 

O PNCF é uma política pública do Governo Federal, coordenada no Rio Grande do Norte pelo Governo do Estado, através da Seara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário