A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA) participará da 49º Festa do Boi 2011 que acontecerá nos dias 8 a 15 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim-Rn.
A SEARA estará presente atendendo aos agricultores e agricultoras familiares, autoridades e o público em geral divulgando suas ações, tais como o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, o programa de Georreferenciamento e cadastramento de imóveis rurais e ações de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), todos voltados diretamente para a atividade rural.
Além dessas atividades a SEARA mostrará ainda as ações voltadas à retificação e ratificação de limites intermunicipais e interestaduais de interesse do estado do Rio Grande do Norte.
No stand da SEARA estarão técnicos explicando os procedimentos e cadastrando beneficiários para os vários programas, bem como atendendo, tirando dúvidas e disponibilizando material de divulgação e material técnico.
Na ocasião estarão expostos produtos dos assentamentos financiados pelo PNCF. O Ramada I, localizado no município de Ielmo Marinho, apresentará doces e geléias. Já a Associação Fazenda Paz, do município de Maxaranguape, mostrará Banana, abacaxi, mamão, limão e coco, além de frutas cristalizadas.
De acordo com o secretário de Estado da SEARA, Gilberto Jales, “o objetivo é apresentar e divulgar todos os programas e ações que estão sendo desenvolvidos no RN pelo Governo do Estado, através da SEARA, buscando assim melhor atingir todas as expectativas do campo”.
Programas
PNCF – Programa nacional de Crédito fundiário é uma política pública do Governo Federal criada para permitir aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, sem terra ou com pouca terra, para que possam adquirir imóveis rurais para exploração na agricultura familiar;
O Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e executado no RN pela SEARA, visa incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos;
O programa de Georreferenciamento diz respeito à descrição do imóvel rural em seus limites e confrontações com a finalidade de conhecer a malha fundiária do estado e emitir títulos de domínio para agricultores e agricultoras posseiros de imóveis rurais em todo o estado;
O DRS – Desenvolviemnto Rural Sustentável é um conjunto de práticas e tecnologias aplicadas ao meio rural que objetivam o desenvolvimento social e econômico de determinada comunidade a partir de bases sustentáveis de geração de emprego e renda no campo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Gilberto Jales – secretário da SEARA: (84) 3232-7270/7025 / 8137-2004