terça-feira, 22 de maio de 2012

Regularização Fundiária será tema de encontro


A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) receberá nessa quarta (23) e quinta-feira (24), a Coordenação-Geral de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para tratar de Convênio de Regularização Fundiária dos municípios de Lagoa Nova e São José do Campestre.

O objetivo do encontro é avaliar, junto às prefeituras, associações e entidades representativas dos trabalhadores beneficiados com a Regularização Fundiária, a importância desse trabalho para a sociedade, bem como acompanhar, de perto, o andamento do processo de Regularização em ambas as cidades.

Na cidade de Lagoa Nova, o encontro será na Associação de Desenvolvimento Comunitário Lagoanovense (ADESCOL)-, na quarta-feira (23) - e em São José do Campestre, a comitiva se reunirá na quinta-feira (24) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, sempre a partir das 9h às 16h.

O Convênio celebrado entre a Seara e o MDA (717896/2009) tem por meta concluir o Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, viabilizando aos agricultores familiares a permanência na terra, por meio da segurança jurídica da posse do imóvel.

O processo de regularização obedece três importantes passos: O Cadastro, que tem início com o levantamento de informações numéricas e literais relativas às propriedades; O Georreferenciamento, que consiste na descrição de uma localidade em suas características, limites e confrontações, através de GPS, e a Titulação, etapa final da Regularização Fundiária onde é emitido título de posse aos agricultores que praticam a agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário