segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dia de Campo esclarece medidas para combater efeitos da seca em Mossoró


O Dia de Campo idealizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) e Secretaria Municipal de Agricultura de Mossoró, reuniu diversos agricultores familiares, durante a sexta-feira (18), no Sindicato da Lavoura, em Mossoró/RN. O objetivo do encontro foi esclarecer medidas para combater os efeitos da seca que já atingi 139 municípios potiguares.

Dentre os assuntos abordados, o crédito emergencial disponibilizado pelo Banco do Nordeste, que institui linhas de créditos especiais para agricultores afetados pela estiagem, foi o de maior relevância por parte dos agricultores. De acordo com normas estabelecidas, 35% do crédito serão destinados ao custeio, e 65% servirão para investimentos. Os financiamentos priorizam projetos de combate à longa estiagem; como projetos de irrigação, compra de ração, entre outros.

"O Dia de Campo foi muito proveitoso. Orientamos os agricultores contemplados com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), mas que se encontram inadimplentes junto aos agentes financeiros, que só será possível acessar o crédito emergencial uma vez estando adimplente", comentou Rodrigo Fernandes, secretário da Seara.

"Para isso, o Governo Federal autorizou, através da Resolução 4029, que seja feita renegociação de operações de Crédito Fundiário contratadas no amparo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, possibilitando ao agricultor a chance de acessar, não só o PNCF, mas também o crédito emergencial, instituído pelas Resoluções 4076 e 4077", finalizou Fernandes.

Com base na Resolução 4076, serão disponibilizados até R$ 100 mil (cem mil reais) para produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas), cooperativas e associações. Essa Resolução veda agricultores enquadrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), bem como a contratação de financiamento para aquisição de animais isoladamente. A taxa de juros é de 3,5% ao ano e prazo de contratação até 30 de dezembro de 2012.

Já a Resolução 4077 autoriza a concessão de crédito de até R$ 12 mil (doze mil reais) a agricultores enquadrados no Pronaf, afetados pela seca ou estiagem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Esta Resolução veda a aquisição isolada de animais. A taxa de juros é de 1% ao ano.

Além do PNCF, o Dia de Campo esclareceu, ainda, questões relacionadas ao Programa Estadual de Regularização Fundiária, Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras e limites territoriais na região de Mossoró.
O evento contou com as parcerias da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da empresa de assistência técnica Terra Livre.

Secretário Rodrigo Fernandes durante Dia de Campo em Mossoró/RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário