terça-feira, 5 de junho de 2012

CSAT aprova propostas que beneficiam agricultores rurais do RN


A Câmara Setorial de Acesso à Terra (CSAT), comissão idealizada pela Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE/RN), se reuniu na manhã desta terça-feira (5) e aprovou propostas que irão beneficiar famílias rurais através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no RN. 

Os assuntos abordados foram: homologação de parecer jurídico da Seara referente à Associação Carpina, localizada no município de Apodi; redução de grupo da Associação Cachoeirinha, em São Paulo do Potengi; reapresentação de proposta da Associação Cacimba Nova, de Serra Caiada e apresentação de projetos da linha de crédito de Combate à Pobreza Rural (CPR). Ao todo, 63 famílias agricultoras rurais estarão usufruindo do PNCF no estado.

"O Governo do Estado tem um compromisso sério com o homem do campo. Até o fim do ano estaremos possibilitando o ingresso de diversas famílias junto ao PNCF", ressaltou Rodrigo Fernandes, secretário da Seara.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário, criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), funciona através de duas diferentes linhas de créditos: Combate à Pobreza Rural (CPR) e Consolidação da Agricultura Familiar (CAF). A CPR é destinada a Sem Terra, pequenos produtores rurais e proprietários de minifúndios, e a CAF é destinada a agricultores (individual ou coletivo).

Compareceram à reunião representantes da SRA/MDA; do Banco do Nordeste do Brasil; Caixa Econômica Federal; Delegacia Federal do MDA no RN; INCRA; Sethas; FETARN; Unegro e MLST. Todos, além da Seara, compõem a Câmara Setorial de Acesso à Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário