terça-feira, 22 de outubro de 2013

Agricultores familiares poderão ser contemplados com o Crédito Fundiário


Técnicos da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA) iniciaram, nesta terça- feira (22), vistorias técnica e social nos municípios de Assú, Campo Grande e Caraúbas objetivando levantar dados para que agricultores familiares do estado possam adquirir imóveis rurais pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As vistorias seguem até a próxima sexta- feira (25).

O processo de vistoria técnica e social antecede o acesso ao Crédito Fundiário, destina-se a aprimorar e qualificar a seleção dos pretensos candidatos, favorecendo a tramitação da proposta e contribuindo para o exercício de autonomia das comunidades, bem como para a elaboração, implantação e gestão dos projetos sociais e produtivos.

O PNCF é uma política pública do Governo Federal, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário/ Secretaria de Reordenamento Agrário (MDA/SRA), que permite aos trabalhadores rurais, sem terra ou com pouca terra, adquirir imóveis rurais para exploração na agricultura familiar.

Nestas visitas aos municípios serão analisadas quatro propostas, que caso sejam aprovadas, irão levar benefício para vinte e quatro famílias da região. No Rio Grande do Norte, mais de seis mil famílias já foram contempladas com a compra de imóveis pelo PNCF.

Com a aquisição dos imóveis rurais, os agricultores familiares poderão cultivar cultura de subsistência, criar animais, além de usar o crédito concedido para construção rural, compra de implementos e estrutura hídrica.
As localidades visitadas pelos técnicos da Seara são: Sítio Dois Irmãos, Fazenda Pedra Branca, Sítio Pitombeira e Assentamento Maravilha do Umari.